Nome de Mário Soares em rua da Covilhã “dá dignidade ao local”

A Covilhã atribuiu à rua principal da urbanização frente à Faculdade de Ciências da Saúde da UBI o nome de Mário Soares, e o filho, João Soares, veio assistir, emocionado, à cerimónia.

Uma homenagem que teve lugar ontem, 25 de abril, e que foi um dos momentos marcantes das comemorações do aniversário da “revolução dos cravos”, ou não se estivesse a falar de um “dos pais fundadores da nossa democracia”, afirmou o presidente da Câmara.


Vítor Pereira explica que escolheram este local “pelo simbolismo, é uma zona de expansão da cidade e fica frente à Faculdade de Ciências da Saúde, também ela emblemática”. O autarca afirma que “dar o nome de Mário Soares a este local é conferir-lhe dignidade”, frisou.

Recordando o que Mário Soares considerava o 25 de Abril “uma alvorada de esperança e liberdade”, Vítor Pereira espera que os covilhanenses vejam “nesta rua esse simbolismo”, e como fica na zona de expansão da cidade signifique “o puxar pela Covilhã para continuar a crescer”.

João Soares, em representação da família, agradeceu “o gesto lindíssimo da Covilhã”. Na sua breve intervenção junto à placa de homenagem, destacou que “é um fã” de Vítor Pereira e “do trabalho que tem feito ao longo do seu mandato” e agradeceu a presença do presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Dias Rocha, que representa também o “espírito de Pedro Alvares Cabral”, referiu.

Recordou a vida e a obra de Mário Soares, afirmando que a “família tem imenso orgulho”. Um sentimento que vem já da altura em que o iam visitar à cadeia, onde sempre aparecia “como um homem de bem com a vida”. Referiu ainda que Mário Soares foi sempre fiel aos princípios que herdou do pai, “um grande republicano e democrata”, e que a família procura continuar, “modestamente”, esse legado, agradecendo emocionado a homenagem.