UBI integra projeto que estuda a aplicação de nova tecnologia no Qatar

A Universidade da Beira Interior (UBI) está envolvida num projeto de investigação que pretende aplicar uma tecnologia desenvolvida na Faculdade de Engenharia, na indústria da construção do Qatar.

O docente e investigador do Departamento de Arquitetura e Engenharia Civil (DECA) João Castro Gomes, é o líder científico do “eCO2CRETE Environment-friendly concrete for the capture of CO2 in the built environment”, que, segundo a UBI, pretende “encorajar mudanças na indústria da construção para adoção de soluções inovadoras de captura e utilização de carbono para produzir materiais sustentáveis, obtidos com resíduos e CO2”.


“O projeto que será financiado pelo Qatar National Research Fund num valor total de 700.000,00 dólares, com um financiamento para a UBI e para o C-MADE (Centro de Materiais e Tecnologias Construtivas) no valor de 194.000 dólares”.

A UBI esclarece que “no âmbito do projeto, a tecnologia DARKCO2”, desenvolvida na instituição, “será aplicada à escala industrial no Qatar, em colaboração com a indústria local, para produzir betão “eCO2CRETE” obtido com resíduos carbonatados, com a capacidade de capturar mais CO2 do ambiente circundante, durante a sua vida útil”.

O Qatar tem a terceira maior reserva de gás natural e é o maior emissor de CO2 per capita do mundo, sendo que a implementação desta tecnologia irá compensar significativamente as elevadas emissões de carbono resultantes da produção de gás, através da sua captura e utilização em produtos de construção.

“Se este projeto for bem-sucedido, terá um benefício significativo no Qatar, permitindo a valorização e a redução das emissões de CO2, ao mesmo tempo que produz produtos de construção de valor acrescentado, reutilizando resíduos e subprodutos e, com isso, contribuindo para a economia circular em vários setores industriais, bem como a proteção do ambiente”, explica João Castro Gomes, citado pela instituição.

No projeto participam também vários estudantes de Doutoramento em Engenharia Civil da UBI.

No Qatar, em Doha, o projeto será coordenado por “Mohammed ben Said Al-Kuawri, diretor do Instituto de Estudos Ambientais e Municipais do Ministério do Ambiente e Municípios do Qatar”, e por Khaled Hassan, responsável pela empresa IRD (Infrastructure Research & Development) sediada no Qatar Science and Technology Park”.