CMC apresenta Programa das Comemorações do 25 de Abril

O programa elaborado pela Câmara Municipal da Covilhã para assinalar o 25 de abril, no concelho, foi ontem divulgado. De acordo com a nota de imprensa, são várias as iniciativas propostas, como visitas a diversos locais e a inauguração do Miradouro Varanda dos Carqueijais e dos percursos pedestres Rota do Granito e Rota da Varanda dos Pastores, no dia 23 e do Centro de Inclusão Social, no dia 25.

No dia 22 de abril irá ser feita, pelas 17:30, uma homenagem aos trabalhadores do “Município e da ADC (quadros da Câmara) que se aposentaram”, e na Tinturaria Galeria de Exposições terá lugar, às 18:30, a “Conferência Construir a Liberdade”, por Antonieta Garcia.


A 23 de abril realizar-se-á “uma sessão pública de apresentação do Plano de Ação da Candidatura da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO na área do Design (streaming)” às 17:00 e a “Arruada Literária pela Liberdade” com “Poemas de Abril, nas vozes de atores da ASTA, Quarta Parede e Teatro das Beiras (transmissão online)” às 20:00.

Para o dia 24 de abril estão agendadas diversas visitas, entre elas a visita “às obras da Estrada do Porsim” em S. Jorge da Beira, às 10:00, a visita “à Freguesia de Cortes” e o “lançamento da primeira pedra das obras de ampliação do cemitério”, às 14:30, e a visita às obras do Mercado de Unhais da Serra, pelas 16:00.

Também às 16:00 irá ter lugar uma “homenagem a Antigos Autarcas da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso”. Pelas 17:30 revelar-se-á “a placa no edifício da Junta de Freguesia do Canhoso” e às 18:00, “a placa no edifício da Covilhã, seguida de pequena cerimónia no auditório, com entrega de lembrança a todos os ex-Presidentes (ou familiares)”.

Na noite de 24 de abril, pelas 22:00, acontecerá a “Arruada da Liberdade”, organizada pela “União de Sindicatos e Banda da Covilhã” e às 22:30 irá ser projetado, na Praça do Município, um vídeo alusivo à exposição “Suspensão em Movimento”, de Luís da Cruz.

O “Içar das Bandeiras (com Banda)” na Praça do Município acontecerá no dia 25 de abril às 10:30 e a sessão solene da Assembleia Municipal, está agendada para as 10:45 no Salão Nobre. Destaque para o “descerramento da placa alusiva a Mário Soares”, a quem foi outorgado o nome de uma rua da cidade, Rua Mário Soares, com a presença do filho, João Soares, às 18h.

Ainda no dia 25 irão ser transmitidas online “Canções de Abril”, às 10:00, 12:00, 14:00, 16:00, 18:00 e 20:00, pela Banda da Covilhã, Adufeiras do Paul, Conservatório de Música da Covilhã, Coro Misto da Beira Interior e EPABI – Escola Profissional de Artes da Beira Interior.

Quanto ao dia 26 de abril realizar-se-á a visita às obras da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, pelas 10:00 e inauguração da exposição “Suspensão em Movimento”, de Luís da Cruz, na Galeria António Lopes às 18:00.