Covilhã: 2 percursos pedestres na Serra homologados. Inauguração adiada

O mau tempo obrigou ao adiamento da visita ao Miradouro da Varanda dos Carqueijais e inauguração de dois novos percursos pedestres na Serra da Estrela, que a Câmara Municipal da Covilhã tinha previsto para esta tarde. Iniciativas inseridas nas comemorações do 25 de abril.

Recorde-se que a inauguração do renovado Miradouro da Varanda dos Carqueijais esteve agendada para 20 de outubro, Dia da Cidade, e, nessa altura não se realizou uma vez que o presidente da Câmara estava com Covid-19 e todo o programa comemorativo foi cancelado.


O Miradouro tem percurso em vidro suspenso sobre a paisagem; um anfiteatro que segue a morfologia do terreno, e ainda uma plataforma de nível onde se poderá permanecer.

Este é o primeiro de um conjunto de 4 miradouros que a Câmara Municipal da Covilhã está a construir. Os restantes estão situados no Altos dos Livros, Covão e Nave de Santo António, sendo que o do Alto dos Livros está mais avançado.

Quanto aos percursos pedestres cuja inauguração estava também prevista para hoje, a Rota do Granito e a Rota da Varanda dos Pastores, estão homologados e disponíveis em plataformas especializadas.

A Rota do Granito consiste num percurso circular de 8.8 km, com início e fim nas Penhas da Saúde, que percorre um ‘’mar de granito’’ por vários pontos de interesse geológico, morfológico e histórico, como a Lapa do Esgalhado, com passagem por locais peculiares, de interesse geomorfológico, como a Pedra do Urso e, também, outros lugares como o Alto das Capinhas, com vistas amplas sobre o Covão do Teixo e o Curral do Vento.

A Rota da Varanda dos Pastores é, igualmente, um percurso circular, com forte ligação à história da transumância, percorrendo caminhos ancestrais de pastores, lugares essenciais à pastorícia do Planalto do Alto da Pedrice. Percorre, também, vários pontos de interesse natural, como a Malhada do Prior, a Ribeira de Água Fria e, ainda, dois miradouros naturais que revelam um habitat natural, com vistas deslumbrantes sobre os vales glaciares e encostas da Estrela. Esta rota tem cerca de 12 km, com início e fim no Parque das Merendas das Penhas da Saúde.

Segundo explica a CMC “fazem parte de um conjunto de sete percursos, com 62,5 km de trilhos, que o Município homologou recentemente, junto da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), a fim de dar resposta à crescente procura no mercado turístico de produtos e experiências de Turismo de Natureza e ‘’walking’’”.

A Rota do Granito e a Rota da Varanda dos Pastores já se encontram inseridas nas plataformas de utilização gratuita como a ‘’Responsible Trails Portugal’’ (RT) e ‘’Responsible Trails Mobile APP’’, com informação detalhada sobre os percursos e respetivo grau de dificuldade.