DGS lança guia com lanches saudáveis para crianças e jovens

A Direção-Geral da Saúde e a Direção-Geral da Educação lançaram esta segunda-feira um guia sobre lanches escolares saudáveis, assinalando o regresso ao ensino presencial de muitas crianças e jovens.

Preocupada com as consequências do confinamento na obesidade das crianças e jovens, a DGS considera que as interrupções da atividade letiva e “a necessidade de uma permanência prolongada em casa, têm alterado a rotina de milhares de crianças e jovens”.


Assim, neste guia apresentam-se “algumas regras simples para a constituição de um lanche saudável, descrevem-se os alimentos que devem fazer parte das lancheiras escolares, nomeadamente os alimentos “a privilegiar”, a consumir “de vez em quando” e “a evitar”, bem como as suas características nutricionais”, afirma a nota de imprensa.

Contém também “diversas receitas simples, saudáveis e saborosas, bem como a sugestão de uma ementa que mostra que é possível garantir variedade, utilizando na sua grande maioria (mais de 90%) alimentos que se enquadram no grupo dos “a privilegiar””.

“A par destas informações é apresentada uma checklist de verificação de um lanche saudável e diferentes estratégias para incentivar as crianças a valorizarem e a apreciarem lanches saudáveis” lê-se ainda no documento.