UBI estabelece parceria com Festival Internacional de Cinema

A Universidade da Beira Interior (UBI), através dos cursos de Licenciatura de Ciências da Cultura e do Mestrado em Estudos de Cultura, é a parceira da edição do PORTO FEMME – Festival Internacional de Cinema, deste ano.

Os alunos da UBI vão participar, no âmbito desta parceria, na curadoria de uma exposição de arte que desafia as mulheres artistas de todo o mundo a apresentar obras, do campo das artes visuais, sob o tema “Crises”.


“O objetivo passa por criar um corpo de trabalhos diversos, que se organizam e dialogam entre si e apresentando a mesma origem, serem criações de mulheres-artistas”, afirma a UBI, em nota de imprensa. As obras devem ser enviadas até 15 de abril e podem ser em formato de fotografia, vídeo-arte, pintura, escultura, entre outras.

A instituição explica no documento que “depois de constituída, a exposição terá um caráter itinerante: num primeiro momento, no início do mês de junho, será inaugurada nas instalações da UBI. No mês seguinte, desloca-se para a cidade do Porto, onde decorre o festival”.

Segundo a organização, citada pela UBI, “esta novidade estabelece um ponto de contacto entre o interior do país e o centro urbano, cruzando temáticas e divulgando artistas”, frisando ainda que esta parceria “fortalece os laços existentes entre uma instituição de Ensino Superior e o Festival Porto Femme, proporcionando uma experiência curatorial pedagógica e relevante para todos”.

O Porto Femme – Festival Internacional de Cinema surgiu em 2018 para dar visibilidade, divulgar e sensibilizar para o trabalho das mulheres na sétima arte e vai para a sua quarta edição. Habitualmente apresenta filmes de vários países.