Rampa: João Fonseca é “rei” na Estrela. Piloto prevê regressar ao campeonato em 2022

João Fonseca, ao volante do Silvercar EF10, não deixou os seus créditos por mãos alheias e voltou a vencer a Rampa Serra da Estrela. Foi o melhor em todas as subidas que efetuou, tanto em treinos como nas de prova. No final venceu com o melhor somatório de 5:34.926, deixando o segundo classificado, Hélder Silva em BRC BR53, a 7,914s.

O piloto, que veste as cores do Sporting da Covilhã, disse no final à RCC que “foi pelo público que montei este miniprojecto para a Rampa Serra da Estrela, porque os que me apoiam merecem tudo” disse, citando os patrocinadores, como a Câmara Municipal da Covilhã, e o público “que é sempre incansável”, disse.


“O gosto de competir é enorme”, frisou o piloto que diz estar já em negociações para que em 2022 seja possível fazer o campeonato e com um projeto “para andar na frente”, avançou.

João Fonseca tece os mais rasgados elogios à prova da Covilhã, e também aos pilotos da região, referindo que “é muito bom ver tantos a competir na Serra”.

Também a organização da prova se mostrou satisfeita com a forma como a Rampa Serra da Estrela decorreu. Foi a primeira prova do Campeonato Nacional de Montanha em que foi permitido o público assistir e ” este teve um comportamento exemplar”, disse Nuno Loureiro.

O presidente do Clube Aventura do Minho (CAMI), que organiza a prova, fez por isso “um balanço muito positivo”. “Foi desde logo um êxito com um recorde de inscritos”, vincando ainda que “o público está de parabéns porque respondeu de forma positiva tanto em adesão como em comportamento, o que prova que esta rampa é fabulosa”. “Para mim é a melhor”, assegura Nuno Loureiro.

Também o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira estava satisfeito com o fim de semana em que o desporto automóvel foi rei na montanha.

“Satisfeitíssimo, conjugaram-se vários fatores, como o clima, o comportamento do nosso público que foi exemplar, e também os praticantes que tiveram a oportunidade de ter aplausos”, começou por sublinhar o autarca, felicitando “todos sem exceção mas em especial os pilotos da região, que densificaram o valor desta prova, que é um clássico”, afirmou.

A João Fonseca o presidente da Câmara endereça os maiores elogios do dia. “É um talento nato que deveria estar a competir, a nível nacional ou até internacional”, diz o presidente. “Tem uma calma e uma tranquilidade incríveis, é o exemplo do que deve ser um desportista”. “Calmo, sereno tranquilo, aguerrido e com uma perícia extraordinária”, elogiou Vítor Pereira.

“Gostava de ver o João noutros patamares” acrescentou ainda o edil, afirmando que “gostava que o município, em conjugação de esforços com outras entidades, pudesse ajudar neste desígnio”. Questionado sobre se poderia a Câmara da Covilhã liderar este processo, afirma que “seria um orgulho lidera-lo, como seria para todos os covilhanenses vê-lo a competir”, disse.

Referir ainda que Flávio Sainhas, em Ford Excort MKI, venceu a categoria Clássicos de Montanha 1300, (6:58:923) e no final mostrou-se satisfeito com a prova. Espera na próxima época regressar à competição, afirmou. Carlos Fava, também nos clássicos, foi 5º classificado.

Na Taça de Portugal de Montanha Rui Gama, em Peugeot 106, foi segundo e Daniela Ferreira, em C1, foi 4ª classificada.

No Campeonato Portugal Legends de Montanha Ricardo Miguel, em Peugeot 106, foi 3º e Gonçalo Antunes, em Citroen Ax Gti, foi 8º.