Covilhã: Rede de miradouros e de percursos pedestres concluída antes do fim do verão

4 miradouros e cerca de 62,5 km de trilhos pedestres são a aposta da Câmara Municipal da Covilhã para potenciar o Turismo de Natureza e que devem estar concluídos “antes do fim do verão”, disse em declarações à Rádio Clube da Covilhã Vítor Pereira.

Trata-se da remodelação de 2 miradouros já existentes (Carqueijais e Covão) e a construção de dois novos (Alto dos Livros e Nave de Santo António). Segundo o presidente da Câmara as obras já estão em curso.


Vítor Pereira destaca que o objetivo é conservar e potenciar a proteção e desenvolvimento do património natural e cultural, defendendo que o melhor “é que sejam objeto de visita”, porque “não há melhor forma de defender o meio ambiente que levar as pessoas aos sítios para verem que a natureza precisa de ser defendida, para que se possa disfrutar dela”, disse.

Na rede de Miradouros já está concluído e da Varanda dos Carqueijas e em andamento estão os do Covão, Nave de Santo António, que terá vista sobre o Vale Glaciar e que terá acesso junto ao Centro de Limpeza da Neve. O do Alto dos Livros terá vista 360 graus, sobre a paisagem rica dos vales da Cova da Beira e das Cortes do Meio.

Entre a construção dos miradouros e dos acessos, a empreitada do Miradouro do Alto dos Livros está orçada em 542 mil euros, a do Covão tem um custo estimado de 239 mil euros e o Miradouro da Nave de Santo António 81 mil euros.

A aposta do Município neste setor turístico complementa-se com a criação de sete percursos pedestres, com um total de com 62,5 km de trilhos, dos quais estão já terminados a Rota do Granito e a Rota da Varanda dos Pastores. 

Até ao fim do próximo verão, vão juntar-se a estas a Rota da Porta da Estrela, Rota das Canadas em Unhais da Serra, Rota da Floresta, Rota das Termas e o Circuito interpretativo do Alto das Piçarrinhas.

Vítor Pereira reconhece que “havia muito pouco feito nesta matéria”, mas já havia a aposta em “turismo todo o ano”, que estes trilhos vêm reforçar. Ainda assim o autarca refere que a Serra é um “conjunto”, referindo-se “às Aldeias de Xisto, Aldeias de Montanha, Aldeias Históricas e de todo o património religioso, arquitetónico e industrial” que há para visitar neste lado da Serra.

A Autarquia homologou os percursos, recentemente, perante a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), a fim de dar resposta à crescente procura no mercado turístico de produtos e experiências de Turismo de Natureza e ‘’walking’’. 

A Rede de Miradouros da Covilhã e as novas Rotas pedestres representam um investimento a rondar os 280 mil euros.