IC6: Troço até à Folhadosa avança em 2024. Outros lanços sem previsão

O troço do IC6 entre Tábua e o nó da Folhadosa “está garantido”, disse o Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, na Covilhã, durante o seu discurso de inauguração da ligação ferroviária Covilhã-Guarda.

Uma cerimónia em que Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, disse que o IC6 e o IC31 têm que “sair do papel”, contribuindo para o desenvolvimento da região. O autarca frisou que “não são megalomanias” mas vias que visam “substituir estradas nacionais sinuosas e lentas por outras, cómodas, seguras e rápidas”.


À margem da cerimónia, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, explicou aos jornalistas que a calendarização da obra e o financiamento constam de uma resolução do Conselho de Ministros, publicada a 3 de maio.

Na mesma resolução estão incluídos outros investimentos rodoviários que foram retirados do PRR, nomeadamente o IC31, vincou ainda a ministra.

O troço do IC6, até ao nó da Folhadosa, tem uma verba inscrita de 38 milhões de euros, sendo que a primeira tranche de financiamento, 7,6 milhões, está prevista para 2024, seguindo-se 19 milhões em 2025 e 11,4 milhões em 2026.

Já o IC31 tem 1 milhão de euros inscritos já para este ano, um milhão de euros no próximo ano e só em 2024 volta a ter financiamento, aí já em fase de obra, com 12, 5 milhões, no ano seguinte 21,5 milhões e para 2026 tem previstos 9 milhões de euros.

A ministra garante que esta calendarização, e este financiamento, serão para cumprir, uma vez que as Finanças já deram autorização.

“A resolução identifica a fonte de financiamento e já tem autorização anual. Quando se faz uma obra plurianual todos os anos as Finanças têm que autorizar, neste caso já tem a autorização para todos os anos e as Infraestruturas de Portugal podem lançar os projetos sem essa autorização”, explicou.

Para Ana Abrunhosa, esta “é uma boa solução”, que vai permitir que algumas das vias, caso do IC31, avancem antes do PRR, “porque nesta altura já há instrumento legal para terem inicio”, destaca.

A governante frisa que “estas estradas foram retiradas do PRR mas o governo tinha o compromisso de as fazer e vai cumprir”, sobre o IC 6 vinca que será feito “por fases” e “neste momento há compromisso apenas com o troço Tábua – Folhadosa”.