Ciclovia: Contrato de financiamento para ligação Covilhã – Fundão já foi assinado

Foram assinados na quarta-feira os contratos de financiamento para a construção de nove ciclovias de interligação municipal, financiados pelo Fundo Ambiental com um total de 3,8 milhões de euros, anuncia o Governo em comunicado.

Segundo a informação, fora da área Metropolitana de Lisboa, apenas a Covilhã e o Fundão tiveram candidaturas aprovadas. Foram rubricados também acordos com Lisboa, Odivelas, Loures, Oeiras, Amadora e Sintra.


Para a ciclovia entre a Covilhã e o Fundão o investimento total é de cerca de um milhão de euros, com cerca de 600 mil para o troço no Fundão e 400 mil para a Covilhã, sendo o financiamento de cerca de 490 mil euros.

A futura ciclovia vai ter uma extensão total aproximada de 13 km, será desenvolvida ao longo da Estrada Nacional 18. No concelho Covilhã começa junto ao Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira e segue até ao Souto Alto onde se interligará com a do Fundão que se prolonga até á zona comercial no início da cidade.

No total o financiamento do Fundo Ambiental prevê a construção de cerca de 46 quilómetros de vias para bicicletas, que representam um investimento total de cerca de 12 milhões de euros.

Este apoio do Fundo Ambiental “inscreve-se na estratégia do Governo de promoção da mobilidade suave”. O Programa Portugal Ciclável 2030 (PC2030) é constituído por três subprogramas, cada um dos quais respeitante a situações distintas: 1) Interconexões entre Aglomerações Relevantes, 2) Articulação entre Aglomerações Contíguas e 3) Ciclovias Estruturantes em Aglomerações Isoladas.

O PC2030 prevê, até 2030, a construção de cerca de mil quilómetros de ciclovias e um financiamento de 300 milhões de euros, que, estima-se, permitirá uma poupança de emissões de dióxido de carbono até 50 mil toneladas, explica ainda o Governo.