CooLabora dinamiza atividade “Escola na Rua” com crianças do 1º ciclo

O Projeto Quero Ser Mais E8G dinamizado pela CooLabora iniciou este mês uma “iniciativa pedagógica inovadora”, com crianças do 1º ciclo, que explora todos os sentidos das crianças e que devolve a capacidade de explorar e conhecer autonomamente.

Destinado a crianças do 1º ciclo da Escola Largo da Feira, o Projeto Quero Ser Mais E8G tem o objetivo de “explorar os conteúdos disciplinares fora da sala de aula de modo a promover uma maior ligação da criança ao meio envolvente, desenvolver o gosto pela descoberta e promover as aprendizagens baseadas na experiência”, explica a nota de imprensa.


No documento, a CooLabora revela que “as primeiras sessões têm vindo a ser dedicadas ao projeto de construção de uma horta na escola proporcionando a exploração de áreas como a matemática, a língua portuguesa e as expressões artísticas”.

A iniciativa “vai continuar nos próximos tempos e integrar o Estudo do Meio com a descoberta e conhecimento das plantas”, acrescenta.

A atividade Escola na Rua – Laboratórios de Aprendizagens insere-se no âmbito do Domínio da Autonomia Curricular e enquadrará um Projeto-piloto de Inovação Pedagógica (PPIP), que pretende promover o sucesso e a qualidade das aprendizagens de todos os alunos.

Baseia-se na metodologia PRO(G)NATURA em que se procura, no âmbito da flexibilização curricular, ensinar as áreas de estudo em projetos multidisciplinares numa abordagem de exploração da natureza.