CooLabora: Projeto para o Tortosendo transforma o conceito de bairro social

148 famílias que residem no Bairro Social do Cabeço, no Tortosendo, vão envolver-se num projeto “que irá melhorar os espaços comuns exteriores dotando-os de condições para uma maior convivialidade, lazer e a prática de desporto”.

Até dezembro a CooLabora coordena o projeto “Saudinha”, que, com um financiamento de 50 mil euros pelo Programa Bairros Saudáveis, vai pôr em prática várias propostas desenvolvidas em conjunto com a própria comunidade.


Através do projeto pretende-se “criar jardins comestíveis” com “técnicas de permacultura, favorecendo assim hábitos alimentares saudáveis” e “espaços para a prática de desporto que facilitam hábitos de vida saudáveis, principalmente entre as muitas crianças e jovens que aí habitam, contando para isso com o Unidos Futebol Clube do Tortosendo”, explica a nota de imprensa.

O convívio será também “favorecido pela construção de equipamentos como um forno e grelhadores comunitários, um anfiteatro exterior, mesas para jogos sociais e um parque infantil sensorial”.

Por outro lado, o movimento criado por estudantes de Medicina da UBI, Entre Mundos, irá dar seu contributo para a realização “de acções de saúde inovadoras que vão além das sessões informativas”. “E porque a saúde comunitária é essencial para a saúde individual, vários eventos culturais que celebram a interculturalidade e a boa vizinhança pontuam toda a intervenção”, lê-se no documento.

A associação Mulheres na Arquitectura, segundo a nota de imprensa, terá também “um papel de relevo no trabalho a desenvolver nos espaços comuns já que enquanto associação procura criar uma arquitetura inclusiva e participativa”.

O projeto “Saudinha” conta ainda com a parceria da Câmara Municipal da Covilhã e a Junta de Freguesia do Tortosendo, “para a construção de espaços e equipamentos comunitários”.