Covilhã e Belmonte inspiram próxima etapa da SketchTour Portugal Reload

A SketchTour Portugal Reload está a percorrer o Centro de Portugal, até dia 31, na próxima etapa desta iniciativa que conta com a participação dos artistas Santi Sallés e Alexandra Belo, e do escritor Gonçalo Cadilhe. O itinerário passa pela Covilhã e Belmonte, “numa autêntica mostra da diversidade da oferta desta região”.

Organizada em colaboração com o Turismo Centro de Portugal, a etapa inicia-se em Vila Nova de Foz Côa, onde os participantes terão a oportunidade de visitar o Parque Arqueológico, inscrito na Lista da UNESCO como Património da Humanidade, e o Museu do Côa. Seguem-se visitas às aldeias de Castelo Rodrigo, Marialva, Almeida, Sortelha, Castelo Mendo, Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo, e também, à Reserva Natural da Faia Brava.


De acordo com a nota de imprensa, o objetivo destas experiências é passar “da realidade para a ficção através das narrativas dos seus intervenientes”. Para tal, à arquiteta e sketcher portuguesa, Alexandra Belo junta-se o, ilustrador e designer gráfico, Santi Sallés e o, escritor, Gonçalo Cadilhe, “para partilharem as emoções despertadas pelas paisagens, a história, o património e a cultura do Centro de Portugal”.

Depois do sucesso da primeira edição, em 2017, a SketchTour Portugal Reload “pretende dar origem a mais de quinhentos desenhos, dez webisodes, um documentário, uma exposição multimédia e um livro, que junta textos e desenhos e que tem prefácio de Mia Couto”, afirma o documento. 

Os Urban Sketchers que integram o projeto “são um coletivo não lucrativo de autores voluntários, que têm como principal missão desenvolver o valor artístico e educacional do desenho in situ, das histórias pessoais e vivenciadas no dia-a-dia das suas cidades, nas suas viagens e nos momentos que os inspiram”, é ainda explicado.