A primeira fase do Concurso para Estudantes Internacionais da Universidade da Beira Interior (UBI) registou uma percentagem de colocações de 99,4%, face às vagas iniciais, anuncia a UBI.
Segundo a universidade a elevada procura dos cursos de 1.º Ciclo/Licenciatura e Mestrado Integrado suplantou a fase homóloga do ano passado, que atingiu o preenchimento de 83,6% dos lugares disponíveis. Além do número de colocados, também os candidatos subiram de forma expressiva, tendo duplicado, comparativamente com o Concurso de 2020/2021, explica ainda a UBI.
Desta forma, 23 cursos (de um total de 30) ficaram preenchidos e em 11 foi necessário criar vagas adicionais para os casos em que houve empate entre os candidatos.
O sucesso verificado nas colocações “é resultado do cada vez maior interesse demonstrado pelos alunos de todo o mundo, em especial dos países lusófonos, em estudar na UBI”, frisa a instituição de ensino avançando que “no último ano, mais de cinco centenas de internacionais estudavam na academia, correspondendo a cerca de 15% do total de alunos”.
Esta capacidade em atrair alunos de fora do país “é transversal a todas as faculdades da Universidade, mas tem uma importância especial em cursos que têm tido menos candidatos nacionais”.
Os candidatos colocados podem, até 21 de maio, formalizar a matrícula e inscrição, na plataforma dos Serviços Académicos.
Para a próxima fase de candidatura transitam, para já, 31 vagas em apenas sete formações. A segunda fase do Concurso começa a 1 de junho e prolonga-se até 9 de julho. Além das sobrantes, poderão ser adicionadas vagas em cursos por agora esgotados, por desistência de candidatos.