Vacinação na Cova da Beira está “à frente do ritmo nacional”

“Nota-se que está tudo muito bem organizado, parabéns a todos”, foram estas as primeiras palavras do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, na visita ao Centro de Vacinação Covid-19 na Covilhã.

António Lacerda Sales mostrou-se satisfeito com os números da vacinação na Cova da Beira, frisando que “vão à frente do ritmo nacional”, o que revela ser “um bom sinal”.


O secretário de Estado Adjunto e da Saúde frisou que “as diferentes fases de vacinação vão se cruzando e vamos tentando vacinar o maior número de pessoas”, salientando que o objetivo é chegar “ao final do verão com a imunização de grupo ou se possível até antes do final do ano, que seria o ideal”.

Para António Lacerda Sales “as palavras de ordem agora são vacinar, testar e rastrear” e destacou o “extraordinário sentido de cooperação entre as autoridades locais e de saúde, Câmara Municipal e Proteção Civil”. Referiu que “uma das grandes aprendizagens desta pandemia é transformar aquilo que foram necessidades conjunturais em reformas estruturais” e por esse motivo são “sinergias para ficar”.

Da mesma opinião o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, considera que “com esta adversidade aprendemos muitíssimo em termos daquilo que é a boa cooperação entre as diferentes entidades”. “A pandemia obrigou-nos a aprender mais e na verdade a necessidade aguça o engenho”, acrescentou.

“Essa sinergia nunca foi discutida, foi espontânea, não há rivalidades, mas há sim a complementaridade e as coisas fazem-se”, reforçou o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB), João Casteleiro.

O presidente do Conselho de Administração do CHUCB disse ainda que “a pandemia com todos os efeitos negativos que teve também nos veio fazer procurar alternativas e podermos potenciar ainda mais a nossa capacidade de trabalho”.