Iniciativa “70Já” do Instituto Português do Desporto e Juventude abre candidaturas

Estão abertas as candidaturas para a iniciativa “70Já”, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e integrada no Programa de Voluntariado Jovem «Agora Nós».

O “70Já” destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com o 12.º ano de escolaridade ou equivalente, e que tenham disponibilidade para comunicar com outros jovens e pretendam intervir na promoção dos direitos humanos e constitucionais da população jovem.


Segundo a nota de imprensa, após formação os jovens desenvolvem as suas atividades entre os meses de maio e novembro de 2021, sendo que “as ações podem decorrer em estabelecimentos do ensino secundário e universitário, em meio associativo ou em autarquias”.

A iniciativa pretende, assim, através de várias ações, informar os “jovens sobre os seus direitos constitucionais; promover os direitos humanos; enfatizar a ligação entre direitos humanos e dignidade; promover a convergência entre a educação formal e não-formal através do voluntariado jovem; promover a aproximação das pessoas jovens às instituições, em particular as que se encontram mais afastadas das organizações de juventude e das entidades públicas e incentivar o voluntariado e a cidadania junto da população jovem mais vulnerável”, afirma o documento.

Os jovens interessados em tornarem-se voluntários do “70Já” devem candidatar-se na plataforma dos programas de juventude do IPDJ.