UBI recebe iniciativa da presidência portuguesa da UE

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai ser palco de um evento que visa refletir sobre os desafios e as oportunidades dos Centros Académicos Clínicos na Europa. A sessão realiza-se no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia e e conta com a presença de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Marta Temido, ministra da Saúde, que deverá intervir virtualmente, foi anunciado na passada sexta-feira.

A sessão está marcada para dia 19 de maio, na Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.


Os dois membros do Governo são dois participantes da iniciativa que reúne um conjunto alargado de entidades ligadas à investigação (FCT – Fundação Para a Ciência e Tecnologia), desenvolvimento do território (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) ou da área específica do evento (Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos), entre outros. Estão ainda previstas presenças internacionais, em representação de organismos e instituições de Ensino Superior da Holanda, Estados Unidos, França e Itália, esclarece a UBI em nota de imprensa.

A sessão de abertura está agendada para as 10h30, com a presença de António Fidalgo, reitor da UBI, Miguel Castelo-Branco, presidente da FCS-UBI e do Centro Académico Clínico das Beiras, e do ministro Manuel Heitor .

Do programa fazem parte duas mesas redondas dedicadas à promoção na Europa, estabelecimento de parcerias e trabalho em rede entre os Centros Académicos Clínicos. Segue-se uma conferência sobre o trabalho em rede e a reflexão em torno da possibilidade de criação de uma associação na Europa destas estruturas.

O encerramento está marcado para as 18h00, com a presença de um vice-reitor da UBI, Miguel Castelo Branco e Marta Temido (que deverá intervir em live-streaming).