UF Cantar Galo e Vila do Carvalho recebe balcão SNS 24

Um dos 10 balcões SNS 24 instalados na região centro vai funcionar na União de Freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho. O protocolo foi assinado na quinta-feira por Pedro Leitão, presidente da União de Freguesias e Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, pelo presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, pela presidente da ARSC, Rosa Reis Marques e pelo responsável dos ACES Cova da Beira.

O balcão está instalado no edifício da Junta de Freguesia e tem por objetivo evitar a deslocação ao centro de saúde para diversos atos, como renovar receituário, marcar ou remarcar consultas ou até mesmo para teleconsultas, explicou o presidente da câmara à nossa reportagem.


O autarca vinca que “há uma funcionária que irá auxiliar todos aqueles que recorram ao serviço e que não estejam familiarizados com as novas tecnologias”, sustentando que terá neste campo também um papel de “inclusão digital” para estes cidadãos.

O presidente da Câmara da Covilhã avança que já pediu à tutela que “tão depressa quanto possível, esta experiência seja estendida a outras freguesias ainda mais distantes da sede de concelho”. Refere que para já “avança este e se o resultado desta experiência piloto for positiva, o objetivo é que seja replicada”.

Para o secretário de Estado da Saúde, os balcões SNS 24 “são soluções engenhosas que não exigem investimento significativo em termos infraestruturais, mas permitem que as pessoas possam estar mais próximas e evitem deslocações que são inúteis per si – apenas para marcar uma consulta ou exame ou para renovar uma prescrição – e que criam mais pressão nos espaços dos centros de saúde e das unidades de saúde familiares”.

O governante adiantou ainda que “esta solução não é uma substituição das extensões de saúde que encerraram. Não é uma solução de recurso. É uma boa solução para estes territórios.”