Doutoramento em Arquitetura é o mais recente curso da UBI

O Doutoramento em Arquitetura é o mais recente curso da Universidade da Beira Interior (UBI) e está em condições de receber os primeiros estudantes já no próximo ano letivo.

O curso vai centrar-se na arquitetura e urbanismo, incluindo conceitos como património, o território, tecnologias e as ciências sociais.


A recente aprovação do Doutoramento pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior vem reforçar a oferta formativa da UBI na área, que já inclui o Mestrado Integrado em Arquitetura.

Esta acreditação permite aos alunos da academia completarem toda a sua formação na instituição e aos diplomados em outras universidades beneficiarem das condições identificadas pela comissão de peritos externos que avaliaram a proposta da UBI.

Entre os pontos fortes apresentados pelo novo curso encontram-se a qualidade do corpo docente, dado que o relatório da Comissão Avaliação Externa refere que todos têm formação de base e doutoramento em Arquitetura e todos apresentam investigação e produção científica.

Outra característica fundamental em formações deste campo aponta para os meios físicos disponíveis para os estudantes como instalações de qualidade e eficazmente equipadas para a lecionação do Ciclo de Estudos e para as atividades de investigação a ele inerentes.

Podem candidatar-se ao Doutoramento em Arquitetura titulares de mestrados em áreas de arquitetura e urbanismo; engenharias, artes, ciências sociais e áreas afins; titulares de grau de licenciado com um currículo académico ou científico significativo, reconhecido pela Comissão Científica do Curso; e, excecionalmente, os detentores de um currículo arquitetónico significativo, que ateste a capacidade para a realização do curso.