Filmagens de telefilme da RTP até hoje nos “cenários aliciantes” da Covilhã

Estão a decorrer na Covilhã, até hoje, dia 8 de maio, as filmagens do telefilme “A Traição do Padre Martinho”, que integra o projeto “Contado por Mulheres”, e conta com a realização de Ana Cunha.

As gravações estão a correr “muito bem”, com uma “equipa maravilhosa e um elenco ótimo”, revelou Ana Cunha, durante as filmagens de ontem no Refúgio.


Segundo a realizadora, as gravações nesta região permitem que “toda a gente em casa, fique a conhecer um bocadinho mais a riqueza da Covilhã e destas freguesias” que fazem parte do concelho e os seus “cenários aliciantes”.

Este filme, inspirado no livro de Bernardo Santareno, com o argumento de Cláudia Clemente, é produzido por Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola e conta com atores como Diogo Martins, Maria Arrais, Luís Esparteiro, Amélia Videira, Manuel Marques e Gonçalo Botelho, no elenco.

Para Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, as filmagens deste telefilme na cidade colocam “a cultura ao serviço do turismo”, como um “bom veículo de promoção do nosso território”, valorizando “a nossa terra e o nosso património histórico”.

José Fragoso, diretor de Programas da RTP, confessa que este projeto é uma das apostas “mais desafiadoras” do canal e vai apresentar “elementos diferenciadores”, que se irão congregar “num conteúdo muito interessante para os telespetadores da RTP 1”, salientou.

Este projeto reúne 10 realizadoras portuguesas que irão criar 10 telefilmes. Ana Cunha, uma das integrantes deste projeto, sente que fazer parte dele é estar na “linha da frente” da luta “pela igualdade de género no trabalho e no mundo do audiovisual”.

Recordar que o telefilme “A Traição do Padre Martinho” relata a história de um jovem padre que toma partido na luta por melhores condições de vida e trabalho, nos anos 60. Na sequência de queixas por parte do patronato, o sacerdote é mudado de paróquia, o que gera a revolta do povo, que se une para a impedir.

Este telefilme será transmitido em horário nobre na RTP e divulgado em várias plataformas de “streaming” europeias.

Na segunda-feira, dia 10 de maio, pode acompanhar a reportagem na íntegra no programa Manhãs da RCC, das 10h às 11h.