Dia das Coletividades: CMC vai edificar monumento de homenagem ao dirigente associativo

O Dia Nacional das Coletividades, que se comemora a 31 de maio, foi assinalado na Covilhã com a disponibilização online da nova Plataforma do Associativismo.

Recordar que esta plataforma se trata de uma ferramenta eletrónica para a divulgação de atividades e partilha de informação, criando um “triângulo de ação” entre as associações, a Câmara Municipal e os cidadãos.


Nesta Plataforma a informação está em permanente atualização, através do carregamento de conteúdos por cada uma das associações.

O vereador com o pelouro do associativismo, José Miguel Oliveira, afirmou que estão já com “o processo finalizado 49” associações e estão “cerca de 40 a finalizar”. “Acredito que nas próximas semanas vamos ter 70 associações”, referiu o vereador, relembrando que cabe a cada associação gerir o seu acesso e o que colocam no site.

Referir que na Plataforma do Associativismo os cidadãos podem registar-se segundo as suas preferências culturais e desportivas, sendo posteriormente notificados acerca de eventos e outras iniciativas organizadas pelo movimento associativo do concelho da Covilhã.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, anunciou durante as comemorações do Dia Nacional das Coletividades que irá ser lançado um concurso de ideias com vista a edificar um monumento de homenagem ao dirigente associativo.

Para o autarca, citado em nota de imprensa, “é importante perpetuar o papel decisivo dos dirigentes no movimento associativo da Covilhã”.

José Miguel Oliveira explicou que “o concurso terá um júri que irá pré-selecionar as ideias e depois vamos dar voz ao movimento associativo para poder opinar sobre a matéria”.

O Dia Nacional das Coletividades ficou também marcado pela apresentação do livro de Joana Dias Pereira: “Associativismo Livre – Uma História de Fraternidade e Progresso (1834-1928)”. Para o presidente do Município da Covilhã, “trata-se de um livro fundamental para conhecer o movimento associativo, no país e na região, até ao Estado Novo». Vítor Pereira salientou ainda “a importância deste tipo de obra para a memória coletiva de um povo”.

As atuações da Banda da Covilhã, do Conservatório Regional da Covilhã e da Desertuna abrilhantaram o programa das comemorações, que incluiu ainda visitas a intervenções que contaram com o apoio da autarquia, no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo.

Estiveram ainda em exposição algumas das viaturas adquiridas pelo Grupo Desportivo da Mata, Penta Clube da Covilhã, Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve, Unidos Futebol Clube do Tortosendo e CCD Académico dos Penedos Altos, com o apoio financeiro do Município.