Museu de Lanifícios comemora Jornadas de Arqueologia a 18, 19 e 20 de junho

O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, nos próximos dias 18, 19 e 20, vai associar-se à celebração das Jornadas Europeias de Arqueologia com um programa que pretende sensibilizar “a comunidade para a riqueza e diversidade do património arqueológico industrial da Covilhã e a valorização de casos de sucesso em intervenções arqueológicas já ocorridas nesta cidade”. 

Segundo a nota de imprensa, o professor e emérito investigador da arqueologia, Jorge Custódio, irá fazer uma visita guiada, aberta à comunidade, no dia 19, pelas 14:30, “a quatro lugares com património arqueológico alvo de ações de preservação e de salvaguarda” como “a Tinturaria setecentista pombalina (séc. XVIII) na Real Fábrica de Panos; as estruturas arqueológicas e a caldeira a vapor De Naeyer & Cie., na Real Fábrica Veiga; a caldeira a vapor Babcock & Wilcox da Tinturaria Alçada, na Tinturaria – Galeria de Exposições; e as estruturas arqueológicas da Fábrica António Estrela, na New Hand Lab”.


Ainda no dia 19 terá lugar na Real Fábrica Veiga, entre 14:30 e as 17:30, o Mercadinho da Associação BioEco.

Nestes três dias serão também proporcionadas entradas livres nas Reais Fábricas de Panos e Veiga e visitas guiadas gratuitas, às 11:00 e às 15:00, com um percurso pelo tema “Da manufactura à Industrialização dos Lanifícios”.

Com o mesmo horário, mas no dia 20 de junho, a arqueóloga Beatriz Correia irá conduzir a atividade “Explorar a Real Fábrica de Panos”, dirigida especialmente às crianças, entre os 8 e os 14 anos.

A comemoração das Jornadas Europeias de Arqueologia 2021 está a ser promovida, desde 2020, em Portugal, pela Direção-Geral do Património Cultural e ocorre anualmente, no terceiro fim-de-semana de junho, em todos os países membros do Conselho da Europa, que procuram, desta forma, incentivar os poderes públicos e os intervenientes nas mais diversas áreas da arqueologia e da valorização do património arqueológico.

Pode consultar o programa de comemoração das Jornadas Europeias de Arqueologia, AQUI.