AM Covilhã: Oposição vota contra contas consolidadas

O relatório de gestão e atividades referente a 2020 da Câmara Municipal da Covilhã passou na Assembleia Municipal com os votos favoráveis do PS, abstenção da bancada “De Novo Covilhã” e o voto contra do CDS-PP e CDU. Já os documentos que englobam também as participadas do Município, contas consolidadas, mereceram o voto contra de toda a oposição. O PSD não se fez representar na Assembleia.

Sobre as contas da CMC a bancada da CDU, entre outras críticas à atuação do executivo, vincou que “o que se nota desde 2018 é que a autarquia está a fazer a gestão do saldo orçamental para fazer face ao último ano de mandato” disse Marco Gabriel, que afirmou ainda que “se podia ter libertado mais verba para as juntas em 2020 para que mais rapidamente ficasse ao serviço das populações”.


O CDS tem a mesma opinião. “Havia verba para fazer mais e melhor”, disse João Vasco Caldeira. “Num ano a todos os níveis excecional, preocupa que a autarquia tenha sido gerida como se de uma empresa se tratasse”, criticou o líder de bancada.

O movimento “De novo Covilhã”, afirmou-se preocupado por não existirem “registo de investimentos, nomeadamente de empresas”. Considerou no entanto que os documentos “obedecem aos requisitos que a lei impõe” e por isso não votou contra, optando pela abstenção.

O movimento independente na Assembleia Municipal da Covilhã mudou o sentido de voto nas contas do grupo “Município da Covilhã” , afirmando que “o documento esqueceu-se do que está subjacente às contas consolidadas e não tem o contributo de cada setor do município nem de cada empresa municipal”, pelo que votou contra.

A defesa dos documentos foi feita por Vítor Pinho, em nome da bancada do PS. Refere que as contas mostram a política seguida pelo executivo que “revela uma grande preocupação com a economia e agentes económicos locais – fazer e pagar”. “Em tempos de recessão com o PIB a diminuir drasticamente por impacto da pandemia este facto assume ainda maior relevância”, afirmou.

O relatório de gestão e atividades referente a 2020 da Câmara Municipal da Covilhã teve 21 votos a favor, 3 abstenções e 6 votos contra. As contas consolidadas passaram com 21 votos a favor e 9 contra.