APQDCB procura terrenos abandonados para produção de queijo DOP da Beira Baixa

A Associação dos Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco (APQDCB) está a implementar um Banco de Terras para Pastores e está “à procura de terrenos que atualmente estejam desocupados para integrar esta ação”, refere em nota de imprensa.  A área da iniciativa corresponde à área geográfica de produção do queijo da Beira Baixa DOP.

Carlos Godinho, presidente da APQDCB refere que “a iniciativa objetiva angariar terrenos que se encontram abandonados ou subvalorizados, e que tenham aptidão para o desenvolvimento da pastorícia, podendo, assim, os seus proprietários rentabilizar os mesmos através deste instrumento. Após a angariação de terrenos, os mesmos serão apresentados publicamente a potenciais empreendedores, para que estes os possam arrendar”.


Acrescenta ainda que “o Banco de Terras para Pastores objetiva identificar um conjunto de explorações agropecuárias, onde novos empreendedores possam iniciar e desenvolver a sua atividade, e acima de tudo, a um preço de arrendamento acessível à rentabilidade dessas atividades”.

A APQDCB afirma que esta iniciativa “quer assim facilitar o acesso à terra a novos empreendedores rurais, que querem desenvolver a atividade pecuária de ovinicultura e/ou capricultura para a produção de leite para fabricação de Queijo da Beira Baixa DOP. Ao mesmo tempo pretende-se combater o abandono e a degradação da paisagem e contribuir para o crescimento da economia rural”.

Os proprietários que estejam interessados em dar uma nova vida aos seus terrenos devem inscrever-se AQUI. Após a inscrição será agendada uma visita aos locais e quando se encontrarem selecionados os terrenos será constituído e lançado o Banco de Terras para Pastores.

O Banco de Terras para Pastores é uma iniciativa inserida no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Rural.