Covilhã: Concessão de Sistema de Mobilidade “inovador” aprovada

A adjudicação do Sistema de Mobilidade da Covilhã à empesa vencedora do concurso, a Transdev, foi aprovada esta segunda-feira na reunião extraordinária do município, com a abstenção da oposição.

A concessão vigora por um prazo de 10 anos e tem um valor global de 9 milhões 170 mil euros.


Aos jornalistas Vítor Pereira recordou que não se trata de uma mera concessão de transportes, tal como reconhecem especialistas nestas matérias, mas sim um sistema “inovador em Portugal”, uma vez que “é o primeiro a incluir a mobilidade suave, elevadores, funiculares e estacionamento”. O autarca sustenta que, tal como referem esses especialistas, “é vantajoso que uma única empresa trate de forma integrada esse sistema”, referindo que “não foi por acaso que 8 empresas concorreram”.

Para além dos serviços de transporte, o plano inclui estacionamento à superfície e subterrâneo, (300 lugares à superfície e 700 em silos) mobilidade suave com bicicletas e trotinetas, serviço de elevadores e funicular. As carreiras urbanas terão uma lógica semicircular no centro, com as carreiras suburbanas também a ser integradas.

Outra das grandes alterações será a concessão dos elevadores e funicular, com o concessionário a “ser responsável pela sua manutenção”. Estão previstas “coimas caso as paragens nos equipamentos sejam prolongadas”, explicou Vítor Pereira quando em 2019 a autarquia promoveu uma sessão pública em que apresentou o sistema.

Os cerca de 80 abrigos existentes na rede também serão concessionados, passando para o concessionário a exploração de publicidade e a sua reformulação e manutenção. O presidente sustenta que serão “abrigos modernos”, onde entre outras informações constará se “os autocarros estão atrasados ou não e qual o seu horário”, para além de serem “cómodos e seguros”.

Haverá duas novas carreiras para as Penhas da Saúde, e a possibilidade de criar uma outra para a Torre em épocas específicas como Natal, Páscoa e Carnaval.

A proposta de adjudicação deste sistema vai ser discutida e votada na próxima sexta-feira, em assembleia municipal, sendo depois enviada para o Tribunal de Contas, entrando em vigor só depois do visto deste tribunal.