Noah deverá manter-se hospitalizado durante o fim de semana “por precaução”

O menino de dois anos, de Proença-a-Velha, que estava desaparecido desde quarta-feira, foi ontem encontrado com vida e ficou internado por precaução.

O mais provável é que Noah se mantenha hospitalizado durante o fim de semana, disse a diretora clínica do Hospital de Castelo Branco aos jornalistas nesta manhã de sexta-feira. “Não terá alta porque interessa que a criança fique estabilizada e com a nutrição bem definida”, esclarece Maria Eugénia André. Noah está “fora de perigo”.


Noah, acompanhado pela mãe, “dormiu tranquilamente e isso é importante”, acrescentou a médica, dizendo que “quando as situações têm outros contornos, as crianças reagem de forma diferente”.

Quando o menino deu entrada no hospital estava “sonolento, mas conciente” e “estável”, tinha “pressões arteriais aceitáveis” e algumas escoriações, mas nada de preocupante. “Iniciou soros, despertou, falou com os pais e, portanto, está fora de perigo”, refere a diretora clínica da unidade hospitalar de Castelo Branco. “Estava desidratado, porque é o que é normal com tanto tempo fora de casa e sem se alimentar, tem alguns escoriações, mas nada de preocupante”. “A criança teve sorte. Se não tivesse sido encontrada a tempo, estaria em hipotermia”, refere Maria Eugénia André.

À chegada ao hospital, Noah apresentava escoriações no “abdómen, no dorso e pés”, algo que a médica considera “expectável”, uma vez que o menino estava despido quando foi encontrado.

Os pais e o menino estão a receber acompanhamento psicológico, contou a diretora clínica do hospital. A mãe está estabilizada e o pai estava “muito cansado, sob um grande stress”.