Risco de incêndio: Cova da Beira sob aviso vermelho. Quinta-feira passa a risco máximo

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Covilhã, Belmonte e Fundão estão hoje, 7 de junho, sob aviso vermelho devido ao risco de incêndio rural.

O risco muito elevado mantém-se nos 3 concelhos da Cova da Beira até quinta-feira, 10 de junho, dia em que a situação se agrava e o risco de incêndio rural está no nível máximo.


O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Em risco muito elevado e máximo de incêndio é proibido fazer queimada extensiva sem autorização; queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia; utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; lançar balões de mecha acesa e foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

Foto: Arquivo