UBI continua a ser uma das melhores universidades jovens do mundo

A Universidade da Beira Interior (UBI) mantém o estatuto de uma das melhores instituições de ensino superior do mundo fundadas há menos de 50 anos, pelo quinto ano consecutivo. O Times Higher Education Young University Rankings de 2021 (THE-YUR) colocou a UBI no patamar 151-200.

A UBI mantém a posição de 2020, apesar de terem sido analisadas mais 61 instituições. Esta edição do THE-YUR inclui 475 universidades de 68 países.


Segundo a UBI, a “solidez” da sua posição em contexto de concorrência “deve-se a ter melhorado três classificações”, dos cinco parâmetros do estudo: “Citações”, “Internacionalização” e “Investigação”. Quanto a “Transferência” de “Conhecimento e Ensino”, o ranking de 2021 “indica descidas pouco significativas, de apenas algumas décimas”.

O THE-YUR aplica a mesma metodologia usada para elaborar o World University Rankings (em que a UBI está no patamar 601-800, entre 1.500 instituições). Porém, as “ponderações são ajustadas para refletir o perfil das missões das universidades fundadas há menos de 50 anos”.

São utilizados indicadores de desempenho “calibrados” para gerar  “as comparações mais abrangentes e equilibradas de acordo com a confiança de estudantes, académicos, responsáveis universitários, indústria e governos”.