Utentes do Centro de Ativ’idades abrilhantam desfile na Piscina Praia da Covilhã

“Dá-nos vida e levanta-nos o ego” foi desta forma que a utente do Centro de Ativ’idades (CAI), Céu Tavares, se referiu ao Desfile de Moda, em que ontem participou.

A iniciativa do CAI decorreu na Piscina Praia da Covilhã, numa tarde diferente para todos os utentes que “rejuvenescem e fazem coisas que nunca pensaram fazer”, admitiu Céu Tavares.


A utente confessou ser “das frequentadoras mais assíduas”, salientando que o CAI “é um quebra solidão”. “Havia pessoas que foram para lá com depressões e conseguiram ultrapassar porque estavam distraídas com atividades que nos fazem bem ao corpo, à alma e à mente”, acrescentou.

Céu Tavares reconheceu ainda que “o tempo de pandemia foi um sacrifício, fez-nos falta a ginástica, o yoga, o andar a correr para os transportes e as conversas”.

A técnica superior, Dina Correia, mostrou-se satisfeita com o sucesso da iniciativa, afirmando que os idosos “estiveram enclausurados 15 meses por causa do vírus, foi muito difícil controla-los, porque muitos deles estão sozinhos, e hoje foi como se renascêssemos todos”.

“Para nós a vida pode ter um sentido mais alargado, para eles o amanhã pode não estar e eles têm que esquecer isso”, acrescentou.

Dina Correia explicou ainda que este desfile acontece todos os anos, sendo que costuma “ser no fim-de-semana do Dia da Mãe, mas este ano só foi possível agora”. O “cenário” também “já estava previsto há algum tempo, mas a pandemia não deixou”. Os utentes desfilam sempre “com lojas da região e sentem-se bonitos nesse dia”, concluiu.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, também marcou presença na iniciativa e confessou estar “deliciado” com aquilo a que pôde assistir.

Para Vítor Pereira, todos os utentes do Centro de Ativ’idades “estiveram absolutamente fantásticos e acho que hoje realizaram aqui, algumas das modelos, sonhos de quem queria desfilar noutros tempos e noutros contextos”.

Além do desfile de moda, o CAI promove várias atividades como aulas de estimulação cognitiva, caminhadas semanais, o atelier de rendas, malhas e bordados e aulas de Informática.