UBI cria concursos para alunos das escolas da Beira Interior

A Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (FC-UBI) criou dois concursos anuais para “promover o gosto e a atração pelas Ciências Fundamentais, em especial pela Matemática, Física e Química,” entre os alunos das escolas da Beira Interior

Os concursos São dirigidos a alunos do ensino básico e secundário das escolas da região da Beira Interior e designam-se por “Como eu vejo a Ciência” e “Projeto Ciência”. As candidaturas estarão abertas até 31 de julho de cada ano.


O concurso “Como eu vejo a Ciência” dirige-se a todos os estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os trabalhos a apresentar “devem conter um desenho original representativo de como os estudantes desse nível de Ensino Básico veem a Ciência, em especial a Matemática, Física e/ou Química”, informou a UBI.

O “Projeto Ciência” é destinado a alunos do Ensino Secundário, e os trabalhos a concurso devem ser projetos inovadores e originais “no âmbito das mesmas ciências, sendo também bem-vindos projetos multidisciplinares, envolvendo mais do que uma das subáreas da ciência”.

Segundo a UBI o “projeto deverá ter uma proposta de trabalho científico, desenhado para ser desenvolvido nas instalações e laboratórios da Faculdade de Ciências”, onde deverá descrever o problema que vai ser investigado, a “sua importância e interesse no Mundo atual e os desafios que se colocam, e como a metodologia proposta poderá resolver o problema”.

A participação pode ser individual, ou em grupos de três a quatro alunos, podendo cada um destes participar apenas num único projeto. É obrigatório cada candidatura ter um professor responsável, podendo este responsabilizar-se por mais do que um projeto.

A cerimónia de entrega dos prémios, deste ano, realiza-se no dia 25 de setembro de 2021, no final do VII Ciclo de Conferências da Faculdade de Ciências.