Covid-19: Público regressa já ao desporto e máscara deixa de ser obrigatória a partir de setembro

António Costa anunciou hoje, depois da reunião do conselho de ministros, 3 fases para o desconfinamento, tendo por base a taxa de vacinação nacional, que se aplicam a todo o território continental. O comércio, restauração e espetáculos culturais passam a funcionar com horários normais (limite 2h da manhã).

A primeira fase começa a 1 de agosto e deixa de haver limitação horária de circulação na via pública, os eventos desportivos passam a poder ter público e o teletrabalho passa a ser recomendado em vez de obrigatório. Os espetáculos culturais podem, nessa altura, ter 66% de lotação. Permanecem encerrados bares e discotecas e também não são permitidas festas e romarias populares.


Na 2ª fase, que se prevê no início de setembro, quando 70% da população tiver a vacinação completa, já não será obrigatório o uso de máscara na via pública, os casamentos e batizados podem ter lotação de 75%, os transportes públicos ficam sem limites de lotação e nos serviços públicos não é necessária marcação prévia.

Quando 85% da população estiver vacinada, na 3ª fase, os bares e discotecas abrem, sendo necessária a apresentação de certificado digital ou teste negativo. Os restaurantes deixam de ter limite máximo de pessoas por grupo e não haverá limites de lotação.