Industrial: Encontro com a “Cidade Fábrica” terminou na UBI, “exemplo na recuperação de património”

A Universidade da Beira Interior “é um exemplo mundial na recuperação de património industrial”, disse na cerimónia de encerramento do seminário “Industrial – Encontros com a Cidade Fábrica”, o reitor da instituição, Mário Raposo.

A intervenção teve lugar depois da visita guiada aos núcleos do Museu de Lanifícios da UBI e contou também com a participação de Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã e Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior.


Mário Raposo recorda que a UBI, desde a sua fundação como Instituto de Ensino Superior “cresceu ligada à tradição dos têxteis”, frisando que, para além de o seu primeiro curso ter sido engenharia têxtil, “mais importante foi o facto de se ter instalado na antiga Real Fábrica de Panos, o que veio permitir a sua recuperação e posterior musealização”. É um dos núcleos do Museu que está aberto ao público desde 1996.

O reitor frisa ainda que “a UBI contribui para a recuperação arquitetónica da cidade”, destacando que além da Real Fábrica de Panos, integra a antiga Empresa Transformadora de Lãs e muitos outros edifícios como o antigo Convento de Santo António, onde se situa atual reitoria.

“A evolução da Industria Têxtil pode ser visitada na UBI, quer pelo lado científico e tecnológico, quer pelo seu enquadramento histórico no Museu dos Lanifícios, sendo um dos exemplos únicos a nível mundial”, disse.

Vítor Pereira, presidente da CMC, sublinhou a importância de encontros como este que foi promovido pela Câmara da Covilhã, que para além “de dinamizar a agenda cultural, pretendem valorizar, preservar e divulgar o riquíssimo património arquitetónico e industrial da cidade”.

O autarca destaca ainda o que o seu executivo tem feito nesta matéria, frisando que se começou “por fazer o levantamento de todos os imoveis fabris abonados, para que pudessem beneficiar das condições especiais do IFRRU (Instrumento Financeiro para Reabilitação e Revitalização Urbanas)”.

Vítor Pereira recorda também que foi iniciado “um vasto número de processos de classificação”, como o antigo Palacete do Jardim e todo o conjunto industrial da Ribeira da Carpinteira, para além de, entre outros, o apoio à classificação da antiga fábrica onde se encontra o New Hand Lab.

“Um património que ficará valorizado no Museu da cidade, que irá abrir brevemente”, disse.

Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior destacou “o espírito deste seminário, enumerando o trabalho colaborativo e em rede e sobretudo de interface”, vincando que é aqui “que se conseguem os melhores resultados”.

Para a governante “este deve ser também o espirito da valorização do interior, um espirito de entreajuda em que cada um deve ter um papel importante”.

Isabel Ferreira aproveitou também para apresentar os vários programas de incentivo à fixação de empresas e pessoas no interior.

O “Industrial – encontros com a Cidade Fábrica”, é um seminário, que decorreu no sábado e domingo, com organização da Câmara Municipal da Covilhã. Ali debateram-se temas como a conservação e reutilização do património industrial, as paisagens culturais do património industrial e a (re)interpretação da cultura industrial. Foram ainda apresentados exemplos de boas práticas nesta matéria.