APD anuncia equipa de Basquetebol em Cadeira de Rodas da Covilhã no 1º Torneio

A final do 1º Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas da Covilhã, promovido pela Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação da região de Castelo Branco (APD), aconteceu esta manhã, no Pavilhão nº 1 da Universidade da Beira Interior (UBI).

Para o presidente da APD, Raul Pereira, o Torneio “superou as expectativas” e o balanço “é muito positivo”.


Raul Pereira revelou em declarações à Rádio Clube da Covilhã que “este é o pontapé de saída para projetos futuros que temos nesta modalidade, nomeadamente, a criação de uma equipa de basquetebol em cadeira de rodas”, adiantando que vão já começar a trabalhar “nesse sentido, com a Câmara Municipal da Covilhã, a UBI e restantes parceiros do Torneio”.

O presidente da APD reiterou a vontade de internacionalizar o Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas, afirmando que dessa forma a competição conseguirá mais credibilidade.

O feedback por parte das equipas participantes “é excelente, tanto ao nível da organização, das condições, como do pavilhão”, frisou Raul Pereira, referindo que “em futuros convites estarão cá certamente”.

Considera que este evento desportivo serve para provar uma vez mais que as pessoas com deficiência “são pessoas úteis para a sociedade, praticam desporto, que conseguem fazer uma vida normal” e espera que a sociedade não olhe “para as incapacidades, mas sim para as suas capacidades”.

No Torneio, que teve a duração de dois dias, a APD de Braga sagrou-se campeã.

O resultado final foi 44-36 com a vitória da APD Braga sob a Seleção Nacional de Esperanças. Na competição participaram ainda a APD de Sintra, que conquistou o 3º lugar, e a APD de Lisboa que ficou em 4º lugar.

Referir que nas bancadas do Pavilhão nº 1 da UBI marcaram presença alguns familiares dos atletas, uma vez que devido à situação pandémica não foi possível estarem presentes crianças, como era objetivo da APD.