Red Bull Neymar Jr’s Five na Covilhã “foi um sucesso” a repetir

O Red Bull Neymar Jr’s Five rumou ontem até à Covilhã, mais precisamente ao Jardim das Artes, onde “foi um sucesso”. Gonçalo Oliveira, gestor deste projeto, revela em declarações à Rádio Covilhã, que vão “tentar repetir” esta etapa e colocá-la “no mapa do próximo ano”.

A adesão foi “grande”, com 20 equipas a participar, sendo que 17 eram covilhanenses. “Tirando Porto e Lisboa foi das maiores etapas que já fizemos”, afirma o gestor.


No entanto, a equipa vencedora acabou por não se sagrar campeã “em casa”. Os “Para a Cueca”, equipa de Vila Nova de Gaia, que já foi campeã nacional, tendo representado o nosso país no Brasil, foi a vencedora desta etapa na Cidade Neve.

A final nacional vai ser jogada em setembro, onde se juntam a esta equipa mais 15 vencedoras de etapas e se decide qual é a equipa que passa para a final mundial no Brasil, onde irão estar representados mais 39 países.

Na final, os apurados têm a oportunidade de conhecer o Neymar e outros jogadores e passam uma semana “espetacular” no Instituto Projeto Neymar Jr.

Neste torneio, que é “um tributo ao futebol de rua”, as regras são bem diferentes. Começando pela ausência do guarda-redes, também as balizas “são mais pequenas, com 1,20m de largura por 1m de altura” e as partidas têm a duração máxima de dez minutos, vencendo no final a equipa com maior número de jogadores em campo. Sempre que uma formação marcar um golo é automaticamente expulso um elemento da equipa adversária, o que pode ditar o apito final ainda antes dos dez minutos regulamentares.

“São jogos muito curtos mas muito intensos” onde se procura “aquele jogo divertido de futebol de rua que víamos muito há uns anos”, conclui Gonçalo Oliveira.