José Duarte Saraiva expõe na Galeria António Lopes

A Câmara Municipal da Covilhã tem patente, na Galeria António Lopes, a exposição de pintura “Pandemi(ARTE) em tempos de confinamento”, de José Duarte Saraiva.

“O pintor solitário de Manteigas”, assim apelidado pelo escritor Manuel da Silva Ramos, no prefácio da folha de sala que acompanha a exposição, é “um pintor da arte bruta. Duro, radical exaustivo. Todos estes quadros feitos durante a pandemia mostram-nos um poderoso exacerbamento pictural e uma obsessiva exaltação da luz”.


José Duarte Saraiva nasceu, a 28 de outubro de 1945, em Manteigas, onde passou a infância e a juventude, tendo regressado à casa do Chafariz, sua residência atual, em 2004, depois de 36 anos a viver e a trabalhar em Lisboa.

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, publicou 7 livros de poesia e prosa (diarística e de colaboração no “Notícias de Manteigas”) e, a partir de 1985, dedicou-se à pintura, como autodidata, tendo participado em inúmeras exposições individuais e coletivas.

A exposição vai estar patente ao público até ao dia 29 de agosto, na Galeria António Lopes com entrada gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.