Covilhã: Utilização do Teatro Municipal está regulamentada, mas há lugar a exceções

Depois do período de consulta pública foi aprovado, esta manhã, o regulamento de utilização do Teatro Municipal da Covilhã, que prevê número limite de espetáculos por cada agente cultural do concelho, mas com “lugar para exceções”, garante o presidente da Câmara.

O regulamento prevê que as estruturas não profissionais possam realizar um espetáculo e as profissionais cinco, “mas poderão fazer mais, sendo analisado caso a caso”, disse Vítor Pereira.


O presidente sustenta que na Covilhã regulamentar a utilização deste espaço é algo “inédito”, mas que deve acontecer para promover o “equilíbrio e a equidade” entre as associações.

Sobre a polémica levantada por alguns agentes culturais face ao “reduzido número de utilizações anuais”, o autarca chama a atenção para as quais 300 associações que existem no território, e se o número fosse maior poderia não haver espaço para todos, frisando que terá que “haver situações excecionais” e nesses casos “o presidente da Câmara, seja quem for, irá decidir”,

“As regras devem ser regras de bom senso”, defende o autarca, frisando que “os casos excecionais serão tratados de forma excecional”.

O objetivo é que exista “equilíbrio” na utilização do espaço e que também a programação seja equilibrada entre a produção local e os espetáculos vindos de fora.

Recordar que o Teatro Municipal ainda não tem data para a abertura, o que deve acontecer “muito em breve” afirmou o presidente.