Instalação do Centro de Inovação do Turismo na Covilhã “é aposta ganha”

A “aposta na descentralização”, instalando o Centro de Inovação do Turismo, NEST, na Covilhã “é uma aposta ganha”, afirma o diretor-executivo, Roberto Antunes, em entrevista à Rádio Clube da Covilhã.

“Os desenvolvimentos que fazemos em ferramentas digitais, os programas de inovação, são sempre pensadas para pequenas e médias empresas na área do turismo” e a Covilhã “é inspiradora” para trabalhar neste setor, sustenta o responsável.


Roberto Antunes explica que a Covilhã “é um centro de experimentação”, porque tem “um combinado de ingredientes muito interessantes”, enumerando “a localização, a presença de uma universidade, a dinâmica e as startups que aqui nascem permitem ter uma base de experimentação muito ativa”, frisa.

Dá como exemplo de “boa prática” a plataforma Talk2Me que é “baseada na tecnologia bot messenger e QR Code e possibilita conversas com objetos inanimados”, neste caso concreto com cada uma das obras que compõem o roteiro do WOOL – Covilhã Arte Urbana, mas que pode ter inúmeras aplicações. É o resultado de uma “experimentação na Covilhã”, vinca.

O responsável recorda que o Centro de Inovação foi “pensado para ser uma estrutura pequena, com competências na gestão de projeto e para fazer uma interação muito grande com o exterior” e é o que estão a desenvolver desde 2019, altura que a associação foi fundada e se instalou na Praça do Município, na Covilhã.

Promover o empreendedorismo, apoiar a inovação e desenvolver a investigação no turismo do país é o objetivo base do centro que pretende, na prática, “acelerar a troca de ideias o mais possível”, promovendo “a experimentação do que pode ser uma mais-valia no futuro”.

O NEST tem como missão promover a inovação e o uso da tecnologia na cadeia de valor do turismo apoiando o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas na transição para a economia digital.

É uma associação privada sem fins lucrativos, Associação NEST – Centro de Inovação do Turismo, que foi constituída em 18 de fevereiro de 2019 por oito entidades, na qualidade de associados fundadores, a ANA – Aeroportos de Portugal, o Banco BPI, a Brisa, a Google, a Microsoft, o Millennium bcp, a NOS e o Turismo de Portugal.​​​​​