IPG desenvolve projeto para melhorar a experiência gastronómica no Espaço

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a desenvolver um projeto para melhorar a qualidade das refeições no Espaço. Em nota de imprensa, a instituição explica que “a ideia é permitir que os astronautas e turistas espaciais passem a consumir refeições com sabor – ao invés das habituais pastas e alimentos desidratados – através de técnicas como, por exemplo, o cultivo hidropónico, impressão de alimentos sólidos em 3D ou embalagens comestíveis”.

O “Space Food Ideation” foi desenvolvido por estudantes do IPG, em parceria com as associações Inovcluster e Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), e venceu a 1ª fase do concurso Demola do Link Me Up – 1000 ideias da Guarda.


Citada no documento, a docente no IPG e coordenadora do projeto Teresa Paiva, afirma que “no Espaço as refeições são insípidas: o ambiente de microgravidade dificulta o consumo de alimentos e provoca a perda de olfato, o que afeta diretamente o paladar dos visitantes”.

“Através do programa Link Me UP, lançámos o desafio aos estudantes para investigarem e pensarem em alternativas alimentares nutritivas e saborosas para o setor agroalimentar no Espaço, as quais melhoram a experiência gastronómica dos astronautas em órbita”.

A equipa de trabalho vencedora é constituída pelos alunos Breno Oliveira, Catarina Arada, João Rodrigues, Leonor Rodrigues, Nuno Craveiro e Raquel Pinho e por elementos das associações Inovcluster e CATAA.

Em conjunto criaram diferentes cenários de experiências gastronómicas que poderão agora ser desenvolvidos por empresas do setor agroalimentar.