UBI contribui para a construção da nova Bauhaus europeia

A Universidade da Beira Interior (UBI) participou recentemente no Hackextrem “Swing Bauhaus, South Western Iberian New Bauhaus”, que decorreu em Cáceres (Espanha).

Para a iniciativa, que teve lugar entre os dias 15 de maio a 26 de junho, “foram convidados mais de 30 criativos de áreas relacionadas com a arquitetura, design, cultura, inovação e empreendedorismo, tendo como objetivo hackear e repensar o território Euroace (Alentejo, Centro e Extremadura espanhol) e o ecossistema inovador no período pós pandémico, assente sob os novos pilares como sustentabilidade, inclusividade e beleza”, explica a UBI.


Numa fase inicial do projeto, estive envolvido Francisco Paiva, docente da Faculdade de Artes e Letras e diretor executivo da candidatura da Covilhã – Cidade Criativa da UNESCO em Design, e Edgar Nave, investigador do NECE e aluno de Doutoramento em Gestão.

Edgar Nave fez parte de todo o processo criativo coletivo num projeto da área da sustentabilidade, destinada à indústria agroalimentar.

No documento a UBI afirma que este projeto dá oportunidade às “empresas de aceder a incentivos que permitam um upgrade tecnológico em direção à eficiência hídrica, assim como a integração das mesmas numa comunidade de empresas triple balance, certificando-as com um selo verde no que toca a boas práticas no uso de água, ante os consumidores”.

A rede de criativos de instituições que integraram este projeto, aguarda agora um novo quadro de fundos europeus para que possa materializar as ideias nos territórios.

Foto: UBI