A Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (FC-UBI) criou um Programa de Apoio ao Estudante, para abranger áreas como a científica, a social, de solidariedade e de integração no Ensino Superior, entre outras.
Esta iniciativa vai funcionar através de uma tutoria por pares em que o Tutorando (estudante inicialmente do primeiro ano da licenciatura) é iniciado na academia e acompanhado durante todo o seu percurso académico por Mentores (estudantes de anos mais avançados) e por Tutores (docentes).
O programa pretende ser um “programa de apoio ao desenvolvimento de atividades científicas, culturais e sociais, de iniciativa dos Núcleos de estudantes e, ao mesmo tempo, do desenvolvimento das suas competências transversais, incluindo relacionais”, revela a Instituição em nota de imprensa.
Além disso, tem como objetivo ser um “aglutinador de solidariedade”, não só de apoio aos estudantes da FC-UBI que apresentarem dificuldades escolares, financeiras, sociais e outras, durante a sua vida académica, mas também aberta a iniciativas de apoio à comunidade onde a UBI se insere.
O Programa de Apoio ao Estudante implica ainda “a integração académica e social dos novos alunos, que tem como objetivo o acompanhamento dos estudantes, de forma a assegurar a sua inserção plena na vida académica e contribuir para o seu bem-estar e sucesso académico, com especial enfoque nos estudantes do primeiro ano de licenciatura”, explica.
Sendo um programa voluntário, conta com a contribuição e envolvimento de toda a academia da FC-UBI, destacando-se os Núcleos de Estudantes, Diretores de Curso e Presidentes da Faculdade e dos respetivos Departamentos.