UBI integra CONNECT5 reconhecido como Polo de Inovação Digital

O Pólo de Inovação Digital – CONNECT5 foi reconhecido como Polo de Inovação Digital para integração na Rede Nacional e é candidato à Rede Europeia. Esta estrutura conta com a participação da Universidade da Beira Interior (UBI).

O CONNECT5 vai agora “entrar num concurso específico no âmbito do Programa Europa Digital, a abrir pela Comissão Europeia”.


Segundo a UBI, estão envolvidos nesta estrutura, os docentes e investigadores do Departamento de Engenharia Eletromecânica José Páscoa, em modelação multifísica computacional, António Espírito Santo, em sensores, e Fernando Santos, na fábrica digital.

Esta estrutura “apresenta a área da conetividade como foco” e é composta por 12 entidades “especializadas” nas áreas das tecnologias da informação, comunicação e eletrónica (TICE).

O reconhecimento do CONNECT5 como Pólo de Inovação Digital teve lugar no dia 25 de junho.

O CONNECT5 é composto por “alguns dos principais atores” nas áreas das TICE a nível nacional e reúne um “conjunto relevante de infraestruturas, conhecimentos técnico-científicos e ligações a um vasto número de empresas do setor, acrescidos de associações empresariais de referência”.

Isto permite aprofundar e transmitir conhecimentos ao nível da transformação digital das PME e administração pública, alavancados nas tecnologias digitais, “nomeadamente no 5G, Cloud, IoT, BigData/analítica e sistemas ciberfísicos e suportados em áreas de conhecimento como a Inteligência Artificial (IA), a Computação de Alto Desempenho e a Cibersegurança”.

A “estratégia operacional” do CONNECT5 possibilita ainda a “transferência de competências fundamentais à expansão e transformação digital dos clientes” dos serviços do CONNECT5, bem como a criação e reforço de cadeias de valor na UE, essenciais à competitividade e coesão social a nível nacional e europeu.

Foto: UBI