Associações tortosendenses vão ter uma “casa nova”

A Fraternidade Nuno Álvares – Núcleo Francisco Marto do Tortosendo, a Associação do Bairro do Cabeço, Associação de Caça e Pesca do Tortosendo, a Cordas – O Gesto Que Faz a Diferença e a Associação Jovem do Tortosendo vão ter “casa nova”, informa a Junta de Freguesia do Tortosendo.

A antiga Casa do Guarda no Jardim Público será requalificada para receber a “nova sede da instituição” Fraternidade Nuno Álvares – Núcleo Francisco Marto. Num processo iniciado há meses, a Junta de Freguesia do Tortosendo e os responsáveis da instituição “discutiram o projeto de arquitetura que já está validado pelas duas partes”.


A Junta de Freguesia “irá assumir as obras a executar”, sendo que já está “garantida a cedência de parte de materiais e a mão-de-obra necessária”.

A Associação do Bairro do Cabeço terá a sua sede nos “antigos balneários do Bairro do Cabeço”. A Junta de Freguesia avança ainda que “já está elaborado projeto que prevê a requalificação completa da edificação já existente e a adaptação para o novo fim”.

No Parque de Merendas, “onde existe uma edificação que servia de apoio”, será requalificada para receber a sede da Associação de Caça e Pesca do Tortosendo.

A associação tortosendense e a Junta de Freguesia já validaram o projeto de arquitetura elaborado e “estão a ser dados passos com vista a serem encontradas soluções de financiamento das obras a levar a cabo”.

O custo da elaboração destes projetos foi assumido pela Junta de Freguesia.

 A JF do Tortosendo acrescenta que, ainda, que a associação Cordas – O Gesto Que Faz a Diferença, irá instalar-se na antiga sede da Junta de Freguesia, “onde irá nascer o futuro Centro de Neuro-Desenvolvimento e Neuro-Reabilitação do Tortosendo, um projeto pioneiro e único na região”, salienta.

A Associação Jovem do Tortosendo, “ainda sem sede própria”, terá um “espaço provisório” na Casa da Vila, “estando a ser estudada uma solução para sede alternativa”.

A Junta de Freguesia refere, também, em nota de imprensa que foi dado apoio ao Grupo Desportivo Casalense para “beneficiação da sua sede social”.