Exposição ReciclARTE presente no Serra Shopping junta a arte do século XX e o lixo

Até ao dia 10 de agosto está patente no Serra Shopping a exposição ReciclARTE, promovida pela ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes, em parceria com os Municípios da Covilhã, Gouveia e Fornos de Algodres.

O projeto “mescla dois universos que, conceitualmente, andavam separados: as renomadas obras de arte do século XX e o lixo”. Deste modo, os alunos do Agrupamento de Escolas do Teixoso, do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres e do Instituto de Gouveia, foram desafiados a criar painéis a partir de materiais não utilizados ou assumidamente descartados, interpretando pintores relevantes do século XX.


“Os alunos ao início ficavam um pouco reticentes com o projeto, diziam que era muito complexo e não iam conseguir”, no entanto “no final estavam motivados e resultou muito bem”, revelou a coordenadora de Artes Plásticas do projeto, Estrela Nunes.

Ao todo, foram cerca de 120 alunos, entre os 11 e os 16 anos, que, durante meses, trabalharam nestes 14 quadros que são reproduções de alguns dos maiores pintores do século XX, desde Picasso e Dalí, a artistas locais como Abel Manta e João Abel Manta, naturais de Gouveia.  

Maria do Carmo Teixeira, responsável pela planificação e programação deste projeto, sublinha que, ao longo dos seus 21 anos de existência, a ASTA “sempre se preocupou com as questões ligadas ao meio ambiente”. O mote é “reciclar, reutilizar e reaproveitar”.

Nesta 1ª fase do ReciclARTE, que culmina com esta exposição e com a apresentação de um vídeo documental sobre todo o processo, estão em destaque as artes plásticas. No próximo ano letivo o foco vai ser virado para o teatro e a música. No teatro vão ser feitos 3 espetáculos originais e, no âmbito da música, 3 concertos, com instrumentos construídos na mesma ótica de reutilização e com a constituição de uma própria “garbage orchestra”.

Além da vertente sustentável, combater o insucesso escolar é outro dos objetivos do ReciclARTE. Maria do Carmo Teixeira reflete que, apesar de saber que com esta iniciativa não se vai mudar radicalmente a atitude dos alunos em relação ao interesse pela escola, é um “degrau que se sobe”, destacando que os alunos que participaram nesta 1ª fase, “foram ganhando gosto e entusiasmo e agora já querem participar no teatro e música no próximo ano letivo”, adianta.

Este é um projeto no âmbito do Programa Parcerias Para o Impacto desenvolvido pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.