Cineco

Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela com recorde de filmes em competição

O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – CineEco recebe, na sua 27ª edição, um número recorde de 93 filmes em competição, que podem ser vistos de 9 a 16 de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Nesta edição do CineEco estão em competição filmes de mais de 20 países, sendo que Portugal, França e Espanha são os países com maior representação cinematográfica. Há, no total, “39 documentários portugueses produzidos em 2020 e 2021”, a concurso.


Segundo a nota de imprensa enviada à RCC pela organização do CineEco, os documentários que estão em competição abordam “temáticas multidisciplinares como a atual situação climática, colonialismo tóxico, pandemia e outras doenças, a luta de comunidades pela defesa dos ecossistemas regionais, futuro sustentável, poluição marítima, justiça ambiental, entre outras abordagens”.

Na edição deste ano, o “cinema ambiental em língua portuguesa volta a estar em grande destaque na Competição Séries e Reportagens Televisivas” que, à semelhança da edição passada, “representa mais de metade das obras em competição nesta categoria específica”, refere a organização.

Os programadores deste ano voltam a ser Bruno Manique, ex-presidente do Centro Portugal Film Commission, Rúben Sevivas, realizador, produtor, formador, ator e programador cultural, e Tiago Alves, jornalista, realizador e locutor de rádio.

O apresentador Júlio Isidro e atriz Sofia Alves são os padrinhos oficiais do CineEco.