Olhares da Terra percorre aldeias da Beira Interior com filmes ao ar livre

O ciclo de cinema itinerante Olhares da Terra, organizado pelo Cineclube da Guarda, em parceria com a ARS luzlinar, vai passar por Famalicão, Maçainhas, Valhelhas, Corujeira, Meios, Videmonte, Fernão Joanes e Trinta até 4 de setembro.

Este ciclo é composto por 12 sessões a partir de nove filmes de diferentes géneros, cuja temática comum “assenta no mundo rural, suas tradições, mutações, contradições e desafios”, explica a organização em nota de imprensa.


O Olhares da Terra percorre aldeias de vários concelhos da Beira Interior, “aproximando pelo cinema geografias sociais, naturais e humanas, e contribuindo para a coesão territorial da Região Centro”, refere.

A projeção dos filmes, em espaços ao ar livre, é acompanhada e contextualizada por uma apresentação prévia, sempre que possível com a presença do próprio realizador, em aproximação à comunidade, como forma de “estimular o pensamento sobre o passado, o presente e o futuro”.

Tratam-se de filmes de cineastas que “recolheram a matéria-prima com disponibilidade e entusiasmo, investigaram a cultura do território, interagiram com o meio e imergiram na realidade, sendo todos eles participados pela própria comunidade e pelo ‘espírito do lugar’ em que se inserem”.

Todas as sessões começam as 21h e a entrada é livre.