Festival de “curtas” Gardunha Fest é dedicado ao paranormal. Decorre de 27 a 29

O festival de curtas-metragens Gardunha Fest, é organizado pela Histérico- Associação de Artes e acontece de 27 a 29 de agosto, na cidade do Fundão. Esta é a quinta edição do certame que tem o paranormal como principal mote e que este ano continua a apostar numa emissão streaming.

Na totalidade são 24 filmes em concurso, selecionados entre os mais de 1600 recebidos, oriundos de todos os continentes. “O que é demonstrativo da elevada repercussão deste Festival, e da reconhecida qualidade”, salienta a organização.


Os filmes a concurso estarão distribuídos por 3 categorias, Nacional menores de 18, com 4 filmes; Nacional, com 10 filmes e Internacional também com 10 filmes.

Este evento, previsto para 2020, foi adiado para 2021, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia. Tendo-se aproveitado para, em 2020, se fazer uma retrospetiva do Festival, numa emissão streaming que alcançou vários milhares de pessoas por todo o mundo. E assim, em função desse sucesso, a organização vinca que vai “continuar apostar na emissão streaming, no sábado e de domingo.

Na abertura do festival atua a banda “A Jigsaw”. O concerto está marcado para as 22h00, no auditório d’A Moagem, no Fundão.

 Sábado de tarde o palco é a serra da Gardunha, no Parque do Convento da cidade do Fundão, pelas 17h00, onde se vão contar histórias para crianças sobre esta serra de encantos, mitos e lendas. À noite, na Moagem, terá lugar a projeção dos 24 filmes a concurso, a partir das 21h30.

No domingo, o encerramento fica a cargo de Joana Ramos, em guitarra, Daniela Viana com a dança interpretativa desses temas, seguindo-se a exibição dos filmes vencedores desta V edição.