Teatro Municipal da Covilhã: “Só há razões para estarmos de parabéns por este espaço”

As visitas guiadas ao renovado edifício do Teatro Municipal da Covilhã (TMC) tiveram início ontem. Rui Sena, diretor do TMC, destaca que, neste momento, a qualidade do TMC “é comparável à de outros teatros em Portugal, o que é absolutamente fantástico”.

O diretor garante que, “em termos de qualidade de apresentação de espetáculos e de receção de público vai ser completamente diferente. Só há razões para estarmos, tanto a cidade como a região, de parabéns por este espaço”, afirma.


Rui Sena destaca que as principais diferenças que esta obra trouxe são a vertente tecnológica, o palco que foi aumentado e toda a reestruturação, a par dos novos espaços que o TMC ganhou, como as residências artísticas, que são mais “um espaço de criação aberto a todas as pessoas”.

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, congratula-se com o “culminar de um trabalho iniciado há muitos anos”.

Explica que o objetivo passou por “densificar esta infraestrutura para torná-la aberta à sociedade, às escolas, à universidade, aos nossos cidadãos séniores, artistas em geral”, sublinhando que a vontade da CMC “é que daqui saiam muitos e bons artistas”.

No que diz respeito à obra, foi preservada a traça original, mas totalmente “modernizada e cómoda”. “É uma obra que, com a devida manutenção, vai durar umas décadas”, garante o presidente.

Em termos de agenda cultural, Vítor Pereira reforça a intenção de cooperar com os municípios “vizinhos”, além de “aproveitar a riqueza” que a Covilhã tem, referindo-se ao facto de esta ser “a única cidade do interior que tem 3 companhias de teatro profissionais: ASTA, Quarta Parede e Teatro das Beiras” disse, sublinhando que o TMC está também ao serviço deles e das associações do concelho, dentro dos parâmetros definidos.

A inauguração está prevista para outubro, para que possa ser inaugurado com “a pompa e circunstância que merece, depois de passado o período eleitoral”.

Recordar que esta obra custou cerca de 5 milhões de euros e foi financiada em 85% pelo PEDU.

As visitas guiadas realizam-se de terça a sábado, às 15h00. A inscrição é obrigatória e pode ser feita para o email cultura@cm-covilha.pt, com indicação de nome, contacto telefónico e data pretendida para a visita.