Autárquicas: Erro no boletim de voto adia eleição numa freguesia de Idanha-a-Nova

O boletim de voto para uma assembleia de freguesia em Idanha-a-Nova continha um erro e por isso as eleições foram adiadas para daqui a duas semanas, revelou a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

O mesmo aconteceu numa freguesia do concelho de Águeda, ainda assim a CNE referiu três horas após a abertura das mesas de voto que “as eleições estão a correr muito bem, só foram identificadas duas situações”


Em causa está o boletim de voto para uma assembleia de freguesia em Idanha-a-Nova em que falta uma candidatura e em Águeda em que uma das forças candidatas foi substituída por outra “que nem era concorrente”.

Assim, hoje, os eleitores de Idanha-a-Nova que pertencem à freguesia Monfortinho e Salvaterra do Extremo só irão votar para a câmara e assembleia municipal de Idanha-a-Nova, deixando para daqui a 14 dias a eleição da assembleia de freguesia, explicou o porta-voz da CNE.

Em Águeda, os eleitores da União das Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga só deverão escolher os elementos da Assembleia de Freguesia dentro de duas semanas.

Os erros identificados nos boletins de voto seguem para as respetivas autarquias, cabendo aos presidentes de câmara realizar um novo processo com novos boletins de voto.

Segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), mais de 9,3 milhões de eleitores podem participar hoje na eleição do presidente da câmara, presidente da Assembleia da Assembleia Municipal e do executivo da Junta de Freguesia.

No concelho da Covilhã estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 44 mil 115 eleitores, sendo que 44.095 são nacionais, 9 são cidadãos da União Europeia e 11 são estrangeiros de outras nacionalidades a residir no concelho.