Autárquicas 2021: Votação começa com normalidade no concelho da Covilhã

As mesas de voto para eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos e, no concelho da Covilhã, o ato eleitoral decorre com normalidade. Nos Açores, as urnas abrem e fecham 60 minutos depois das mesas do continente e da Madeira, devido à diferença horária de menos uma hora.

Ao longo de todo o dia a RCC tem equipas de reportagem para acompanhar a votação nas várias seções de voto do concelho.


Às 08:00 a repórter Beatriz Rodrigues conferiu a abertura da secção de voto na escola primária do Ourondo que abriu com toda a normalidade, embora a presidente da mesa avence que na freguesia, tal como é habitual desde que esta foi agregada a Casegas, muitos dos eleitores optem pela abstenção como forma de protesto.

No concelho da Covilhã estão inscritos nos cadernos eleitorais um total de 44 mil 115 eleitores, sendo que 44.095 são nacionais, 9 são cidadãos da União Europeia e 11 são estrangeiros de outras nacionalidades a residir no concelho.

A nível nacional mais de 9,3 milhões de eleitores (9.323.688 cidadãos inscritos) podem votar nestas eleições autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).

Serão eleitos os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal dos 308 municípios do país e os 3.091 presidentes e executivos das Juntas de Freguesia (na ilha do Corvo, nos Açores, o concelho com menos eleitores, o executivo municipal desempenha também as competências atribuídas à freguesia).

No entanto, há 22 freguesias com 150 ou menos eleitores que vão escolher os seus autarcas num plenário de cidadãos, que será agendado nos próximos dias, pelo que hoje os cidadãos destas localidades apenas votarão para os municípios.

As mesas de voto vão funcionar até às 20:00.