A 14ª edição do Festival da Cherovia teve um “balanço muito positivo” com iniciativas que foram uma “aposta ganha”, nomeadamente as rotas gastronómicas e as visitas às escolas, ressalta a organização do Festival.
Segundo a organização, os restaurantes aderentes à rota gastronómica duplicaram, passando a 18, quando em 2020, eram apenas 9. “A restauração apostou forte na criatividade e apresentou pratos de elevado nível e muito procurados pelos covilhanenses e visitantes”, reforçou.
A 14ª edição ficou também marcada pela visita às escolas da cidade, na companhia da mascote do festival, que “fez a delícia dos mais novos”, tendo alcançado as 500 crianças, refere a organização. Ao mesmo tempo, os “professores trabalharam conteúdos com os seus alunos, desde o conhecimento científico sobre a cherovia, vertente gastronómica e ilustrativa lançando bases para que a tradição perdure”. A cada criança foi ainda oferecida uma cherovia.
A organização reforçou ainda, em nota de imprensa, que o espaço dedicado aos chefs, que teve lugar na sede da Banda da Covilhã, teve “sempre casa cheia” e as bancas no mercado e no Serra Shopping “foram um êxito na promoção da cherovia e produtos derivados e na sua forma tradicional”.
O Festival da Cherovia terminou ontem, 26, com a Rota da Cherovia na vila do Ferro onde se realizou uma caminhada, apanha e prova de cherovia e um almoço gastronómico com 100 participantes no núcleo do Sporting.
O Festival da Cherovia é organizado pela Banda da Covilhã, Associação Cultural Desertuna e Covilhã Eventos, em parceria com a Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela do Forno e contou com o apoio do Município da Covilhã.